Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE GOLPES DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Publicado em 01/07/2021 às 14:29 - Atualizado em 01/07/2021 às 14:29

A Polícia Civil, juntamente com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Procon, alertam a população sobre os golpes de empréstimos consignados, haja vista os aumento dos registro de ocorrências.


De acordo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) existe um novo golpe sendo aplicado. Os criminosos entram em contato através de telefone e whatsapp com os aposentados como se fossem servidores do INSS, inclusive no whatsapp aparece uma imagem do INSS. Assim eles indicam a necessidade de realizar a prova de vida digital e, em seguida, pedem informações pessoais das vítimas, solicitando o envio de foto de um documento para “finalizar o processo”. De posse desses dados são realizados empréstimos sem a anuência da vítima, ocasionando-lhe diversos transtornos e até mesmo prejuízos financeiros.


O Procon também tem constatado um elevado aumento de denúncias, alertando que aposentados e pensionistas estão entre a maioria das vítimas de empréstimos e consignados efetuados após a aquisição, de forma ilegal/irregular, de dados das potenciais vítimas.


MODOS PREVINIR E EVITAR SER VÍTIMA DE TAIS GOLPES


1) CUIDADO o INSS não solicita prova de vida pelo WhatsApp, isso é golpe de empréstimos consignados.
2) Sempre suspeite de ligações em que os supostos funcionários pedem dados pessoais, como CPF e/ou demais documentos, não os forneça sem confirmação, pois ao enviar os documentos e confirmar alguns dados, o crédito não solicitado estará disponível na conta do segurado, e, consequentemente o empréstimo consignado junto ao benefício.
3) Para evitar este transtorno, o segurado poderá solicitar o bloqueio de seu benefício para empréstimo, evitando assim, que criminosos façam empréstimos não solicitados em seu benefício.
4) Segundo o Procon, quem percebeu empréstimo não solicitado deve abrir reclamação para que o órgão faça o trâmite com o banco para devolução do valor.
5) Para os empréstimos, o INSS estabelece limite de 30% da aposentadoria. Apesar disso, a orientação é de que as pessoas fiquem de olho no extrato bancário. Caso encontre um valor desconhecido, não utilize o dinheiro e procure o Procon.
6) Na dúvida sobre os dados solicitados, entre contato com o INSS, Procon ou Polícia para se precaver.

 

#juntossomosmais