***NOTA OFICIAL***

Publicado em 23/05/2020 às 21:05 - Atualizado em 23/05/2020 às 21:09

Créditos: Arte: Assessoria de Comunicação - ASCOM Baixar Imagem

O MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA/SC, através da Secretaria Municipal de Saúde, diante da divulgação pelo Governo do Estado de Santa Catarina, replicada pela imprensa estadual, da morte de um adolescente de 13 anos de idade, residente em nosso município, supostamente em razão de COVID-19, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Na tarde de ontem, 22/05/2020, por volta das 17h, um adolescente de 13 anos, residente no interior do Município de Dionísio Cerqueira/SC, sofreu um mal súbito enquanto brincava com amigos. Socorrido, foi levado ao Hospital de Guarujá do Sul-SC, pelo fato de estar localizado mais próximo da localidade, onde já chegou sem vida.

Encaminhado o corpo ao IML de São Miguel do Oeste para investigação da causa da morte, realizou-se teste rápido para COVID-19, o qual deu positivo. Tendo em vista que o teste rápido não tem 100% de eficácia, coletou-se material para ser encaminhado ao LACEN em Florianópolis, para realização do exame definitivo.

O material foi encaminhado hoje, 23/05/2020, às 14h, para a Capital do Estado e a previsão é de que o resultado definitivo seja divulgado na terça feira, 26/05/2020.

Destaca-se que diante desse resultado preliminar, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou teste rápido nos familiares do adolescente, sendo que todos testaram negativo. A despeito disso, por cautela, toda a família foi colocada em isolamento, até que se tenha o resultado definitivo do exame a ser realizado pelo LACEN.

Salienta-se que o adolescente era saudável, não tinha nenhuma comorbidade e sequer apresentava sintomas compatíveis com COVID-19.

Dessa forma, ao contrário do que foi divulgado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, ainda não se pode afirmar com certeza que a causa da morte do adolescente foi COVID-19, já que isso depende da divulgação do resultado do exame que será realizado pelo LACEN. Ou seja, o caso encontra-se ainda em investigação.

Aproveitamos o ensejo para prestar nossas condolências à família enlutada pela perda do ente querido.

Dionísio Cerqueira/SC, 23 de maio de 2020.

Thyago Wanderlan Gnoatto Gonçalves,

Prefeito Municipal.