---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Secretária de Saúde de Dionísio Cerqueira realiza Mutirão de Cirurgias para Cataratas e zera fila de espera

Publicado em 21/05/2019 às 16:43 - Atualizado em 21/05/2019 às 16:43

A Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira está realizando diversos mutirões com a finalidade de zerar as filas de espera para consultas, exames e cirurgias em nosso município. O último deles, foi realizado no dia 20 de maio, e levou 13 pacientes para o município de Iporã do Oeste e passaram por cirurgia para remoção de catarata. 

A catarata é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco, resultando na perda de visão da pessoa. Com este mutirão a fila de cataratas do município de Dionísio Cerqueira está zerada, e os pacientes que passaram por cirurgia já realizaram seu primeiro retorno, dia 21 de maio, garantindo dar maior efetividade na recuperação pós-cirúrgica.

A meta da Secretaria da Saúde, dentro da área de oftalmologia, é conseguir ainda neste semestre, a liberação para as cirurgias de pterígio, doença que leva os pacientes a confundirem com catarata. O pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos, normalmente próximo ao nariz, e partem em direção a córnea e que pelo dificultar o paciente a enxerga, leva o paciente a confundir com catarata.

Ainda neste mês, a Secretaria de Saúde conseguiu a liberação de 38 ressonâncias e 19 consultas com ortopedistas que serão realizadas na próxima semana.