---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Ambiente
Após pandemia, município define data para a 6ª Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

Publicado em 01/06/2020 às 14:26 - Atualizado em 01/06/2020 às 14:26


Créditos: Arte: Assessoria de Comunicação/PMDC Baixar Imagem

Em virtude da pandemia, a equipe da Vigilância Sanitária de Dionísio Cerqueira teve que suspender a organização da 6ª Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, marcada anteriormente para abril.

Entretanto, com a chegada do mês de junho e com a flexibilização determinada através do governador Carlos Moisés, assinada nesta segunda-feira (01), restou definida a nova data para a realização da campanha, que será realizada de 15 a 19 deste mês.

 

Para esta edição uma novidade: a inclusão dos municípios membros do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), que também estarão colocando pontos de coletas à disposição de seus moradores.

 

Os locais determinados serão fixos e foram assim determinados:

- em Dionísio Cerqueira, no ginásio do antigo colégio Theodureto;

- em Barracão, na praça Clevelândia, na parte coberta; e

- em Bom Jesus do Sul, na Unidade Básica de Saúde do Centro.

 

A ação terá como objetivo recolher lixos eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, vidros não retornáveis e pneus, visando conscientizar a população da Tri-Fronteira, da importância do descarte adequado para este tipo de material.

 

Os equipamentos denominados lixos eletrônicos, em tese, são compostos por materiais que contém substâncias nocivas ao meio-ambiente, como mercúrio, berílio, chumbo, mercúrio, cádmio, e outros, que possam contaminar a água ou o solo, e assim gerar graves doenças à população, além da possibilidade de servir como um criadouro do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungnya e Febre Amarela.

 

Ademais, o plástico, metal e vidro composto nestes materiais torna a decomposição dos materiais ainda mais difícil. Podemos citar como exemplos de lixos eletrônicos computadores, tabletes, monitores, rádios, teclados, impressoras, telefones, câmeras fotográficas, aparelhos eletrônicos, geladeiras, micro-ondas, celulares, impressoras, notebooks, televisores entre outros.

 

Importante salientar que não serão aceitos cartuchos e toneres de impressora.

 

________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Fone/Whats: +55 49 3644-6700