Junta Militar de Dionísio Cerqueira informa prorrogação do alistamento militar

Publicado em 29/05/2020 às 20:54 - Atualizado em 29/05/2020 às 20:54

Créditos: Arte: Assessoria de Comunicação - ASCOM Baixar Imagem

Em virtude da publicação do Decreto nº 10.384/20, na última sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, a Junta de Serviço Militar de Dionísio Cerqueira informa que o prazo para o alistamento militar obrigatório de 2020 foi prorrogado até 30 de setembro, em vista das medidas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

Normalmente, a apresentação obrigatória é feita dentro dos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade. Para se alistar, o jovem cerqueirense deverá comparecer na Junta de Serviço Militar do município, situada na prefeitura, na Rua Santos Dumont. Ou, se preferir, pode acessar ao site www.alistamento.eb.mil.br.

No caso dos brasileiros naturalizados ou por opção pela apresentação, o alistamento é feito dentro do prazo de 30 dias, a contar da data em que receberem o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. De acordo com o decreto publicado hoje, em 2020 esse prazo fica prorrogado para 90 dias.

Todo brasileiro do sexo masculino deve se alistar no ano em que completar 18 anos. Caso ele perca o prazo, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, seja eletivo ou de nomeação, obter carteira profissional, assinar contrato ou receber qualquer prêmio de governos federal, distrital, estaduais ou municipais.

_______________________________________________

Fone/WhatsApp: +55 49 3644-6700