Saúde
Secretaria Municipal de Saúde alerta que doentes crônicos devem manter acompanhamento nas unidades de saúde

Publicado em 04/05/2020 às 13:48 - Atualizado em 04/05/2020 às 13:48

Créditos: Foto: Assessoria de Comunicação - PMDC Baixar Imagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira reforça a necessidade para que os pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, entre outras, mantenham o acompanhamento de saúde, mesmo em tempos de pandemia e isolamento social. As unidades básicas de saúde funcionam para o atendimento destes pacientes.

“Não podemos cuidar da covid-19 e descuidar das demais doenças, como as do coração, por exemplo, são uma das principais causas de morte no mundo e para evitar as fatalidades precisamos trabalhar na prevenção e no acompanhamento dos quadros de saúde desses pacientes”, explica o secretário de Saúde, Deniz da Rocha.

Além do acompanhamento a doentes crônicos, deve ser mantido normalmente o pré-natal das gestantes, nas unidades de saúde de referência.

O secretário reforça que, com a pandemia, Dionísio Cerqueira reorganizou o sistema de saúde, afim de que pudesse atender os pacientes com sintomas respiratórios, suspeitos de Covid-19, num fluxo separado, para evitar o risco de contaminação no município.

Deniz, lembra que, embora a indicação para que as gestantes e os doentes crônicos não deixem de fazer o acompanhamento nas unidades de saúde, este não é o momento para demais pacientes saudáveis marcarem consultas eletivas (agendadas e sem urgência) e “checkups”, “que podem aguardar passar esse momento crítico da pandemia”, orienta.

Medicamentos

Considerando a reorganização do sistema de saúde para o momento de pandemia, as receitas de medicamentos de uso contínuo foram renovadas automaticamente. Para usuários a partir de 60 anos ou com qualquer condição crônica, a entrega dos medicamentos pode ser feita a algum familiar na unidade de saúde de referência. Em caso de necessidade, pode haver também entrega domiciliar. Materiais para curativo e bolsas de colostomia seguem a mesma lógica.

Vacinas

Além do acompanhamento dos doentes crônicos e gestantes, a secretaria também reforça que a sala de vacinação do posto do Centro está atendendo até as 18h15, de segunda à sexta, sem fechar ao meio-dia, para a aplicação de vacinas do Calendário Nacional de Imunização.

“Dezenas de doenças podem ser evitadas com simples vacinas. A sala de vacinação está à disposição do usuário para isso, o que minimiza riscos de contaminação. Precisamos que a população não deixe de se proteger e imunizar”, diz Deniz.

Além das vacinas do Calendário Nacional de Imunização, a Secretaria Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira divulga, periodicamente, informações sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A vacina contra a influenza está sendo realizada de forma escalonada. Neste momento, estão sendo vacinados os doentes crônicos.