Saúde
Equipe de saúde realiza trabalho de prevenção ao Covid-19 na rodoviária de Barracão

Publicado em 29/04/2020 às 14:42 - Atualizado em 30/04/2020 às 14:17

Com o objetivo de reforçar ações contra a Covid-19, equipes das Secretaria Municipais de Saúde de Dionísio Cerqueira e Barracão iniciaram,  nesta segunda-feira (27), a abordagem de todos os passageiros que desembarcam na rodoviária de Barracão, cidade vizinha e situada no Estado do Paraná.

Isto ocorre, pois, o transporte de passageiros em todo o Estado de Santa Catarina está suspenso por força de decreto estadual. E assim, muitas pessoas que chegam e saem da Tri-Fronteira, desembarcam em Barracão, onde as linhas estão em plena atividade.

Conforme apresentado pelo secretário Deniz da Rocha, ao descer do ônibus, todas as pessoas, inclusive a tripulação, passam por abordagem para buscar informações sobre o seu estado clínico, dados pessoais e seu destino. “Se o passageiro ficar em Dionísio Cerqueira, conforme as novas notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde, passamos as orientações e informações quanto aos cuidados sobre o novo coronavírus. Mas, se for para outras cidades, aí comunicamos à vigilância sanitária daquele município, informando sobre a chegada de um passageiro e que estaria em deslocamento, repassando todos os dados e assim aquele órgão possa tomar as devidas providências”.

Deniz ressalta que “caso o passageiro apresentar algum sintoma para gripe, ele será encaminhado diretamente ao atendimento médico, além de receber as informações necessárias sobre o tratamento e a quarentena que deverá ser rigorosamente cumprida. Inclusive, durante o monitoramento, caso haja o descumprimento, informaremos à Polícia Militar e ao Ministério Público, para que tomem as medidas cabíveis”.

O trabalho de abordagem tem o apoio e a coordenação da Secretaria de Saúde de Barracão, através do secretário Valdinei Battisti, em conjunto com os profissionais de segurança da rodoviária.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça à população, de que informe sobre a chegada de pessoas vindas de outras localidades, através dos telefones 49 3644-1113 e 9 9193-6661.