Educação
Secretaria Municipal de Educação inicia atividades não presenciais com alunos da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 13/04/2020 às 16:50 - Atualizado em 13/04/2020 às 16:57

Créditos: Arte: Assessoria de Comunicação/PMDC Baixar Imagem

As salas de aula permanecem vazias, mas os estudos continuam em casa. Nesta segunda-feira (13), os alunos da Rede Municipal de Ensino de Dionísio Cerqueira iniciaram as aulas não presenciais por meio de estudos online.

Conforme o secretário de Educação, Esporte e Cultura do município, Evandro Vargas, basta que o aluno tenha acesso à internet, para que o seu professor esteja entrando em contato, de forma direta, e assim encaminhar as atividades a serem desenvolvidas.

“É muito importante que possamos manter o ensino municipal em sua mais alta qualidade. Mesmo durante esta suspensão, queremos manter nossos alunos em constante estudo e para isso, os professores estarão encaminhando os materiais diretamente a eles. Além dos alunos estarem em aprendizagem durante este período, a família poderá acompanhar e auxiliá-los, participando da educação de seus filhos”.

Os estudantes sem acesso à computador ou internet não deixarão de ser atendidos neste período em que as aulas estão suspensas. Materiais impressos serão distribuídos nas próprias unidades em que o aluno estuda. Mesmo nos casos em que o aluno mora num bairro distante da escola, ou no interior do município, a Secretaria de Educação vai procurar deixar o material na residência desta família.

"Temos um mapeamento de todos os estudantes que utilizam o transporte escolar, que moram longe da escola, e é por essas informações que vamos distribuir o conteúdo impresso a todos aqueles que não tem acesso à internet", esclarece Evandro.

Respaldo legal

De acordo com a Resolução nº 01/2020 do Conselho Municipal de Educação de Dionísio Cerqueira, bem como o Decreto Municipal nº 6033/2020, as aulas não presenciais e com materiais impressos deverão ocorrer durante a suspensão das aulas presenciais, podendo ser mantidas após este período para integralizar o total de horas do ano letivo, no retorno das aulas regulares presenciais. A Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal, flexibiliza o cumprimento dos 200 dias do ano letivo, mantendo, porém, o total de 800 horas/aulas.