---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Saúde reforça cuidados à população para o controle da dengue

Publicado em 26/03/2020 às 17:28 - Atualizado em 26/03/2020 às 17:31


Créditos: Arte: Assessoria de Comunicação - ASCOM Baixar Imagem

A Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira, através da Vigilância Sanitária, demonstra preocupação com os dados sobre a Dengue no município. No último levantamento, foram apontados quarenta e três focos localizados, além de quatro casos confirmados e um caso em investigação, aguardando resultados de exames.

 

O secretário Deniz da Rocha, se demonstra preocupado com os números e com o possível descuido da população, que está enfrentando o isolamento social e não tem observado os princípios básicos de cuidados para a não proliferação do mosquito transmissor da doença.

 

“O momento exige efetividade neste combate, mesmo enquanto estamos passando por esse isolamento social. Não podemos deixar essa batalha ser vencida pelo mosquito. Se cuidarmos dos nossos espaços, logo não teremos criadouros e assim eliminamos a possibilidade das doenças transmissíveis pelo Aedes Aegypti”, destaca Deniz.

 

Além de ampliação do trabalho de campo, com a remoção mecânica de possíveis focos, através do programa “Mutirão de Limpeza e Conscientização”, da Secretaria de Obras Urbanas, o trabalho dos agentes de saúde se torna primordial, em uma espécie de “arrastão técnico”, que vistoriam imóveis e conversam com a população, para que cuidem de seus espaços.

 

Os profissionais da saúde seguem trabalhando para a redução dos focos e, consequentemente, o número de casos de dengue no município deve cair, ou até mesmo zerar. “Onde intensificamos o trabalho, já tivemos boa resposta da população, que aproveitou o mutirão para eliminar grande parte dos focos. É importante que a população em geral e os profissionais de saúde estejam engajados, uma vez que quase 90% dos criadouros são removíveis. Estamos preocupados com a dengue no município. É uma doença que mata! Há casos fora daqui, em que vidas foram perdidas. Dengue é uma doença que podemos prevenir e por isso é importante a ajuda de todos”, alertou.

 

Mutirão de Limpeza e Conscientização

Desde o último dia 09, a equipe da Secretaria de Obras Urbanas iniciou o programa Mutirão de Limpeza e Conscientização, em que esteve realizando diversos serviços de conservação das ruas e calçadas nos bairros do município. Os bairros Peperiguaçu, Três Fronteiras, Floresta e Loteamento Jardim Imperador, receberam as equipes da secretaria, que removeram materiais inservíveis, lixos, galhos, entulhos, restos de obras, pneus velhos, além da limpeza de bueiros, tapa-buracos, pinturas de meio-fio e corte de gramas nas calçadas.

 

“A população aproveitou para descartar os mobiliários velhos e outros materiais inservíveis que estavam acumulados nas suas casas. Além de embelezar as nossas ruas e bairros, também buscamos diminuir, ou até mesmo eliminar, possíveis focos do mosquito da dengue. Também temos que deixar estes locais limpos, para que não seja infestado de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, e aí sim, termos um problema maior de saúde pública”, explicou o secretário de Obras Urbanas, Sidinei Bortoncello.

 

Em virtude dos Decretos nº 515/20 e 525/20, do governo de Santa Catarina, que determinaram as medidas de isolamento social, com a suspensão dos serviços públicos em todo o estado, o programa se encontra suspenso e aguardando a liberação para o seu retorno. Entretanto, conforme Bortoncello, uma equipe mais reduzida, para evitar a aglomeração de pessoas, continua recolhendo os entulhos, para não oportunizar criadouros do mosquito transmissor.

 

Conforme o cronograma da secretaria, os próximos bairros a receberem o programa serão: São Silvestre, Cohab, União, Aeroporto e 1º de Maio.

 

_________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Telefone: +55 49 3644-6700