Saúde
Secretaria Municipal de Saúde orienta idosos e população sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza)

Publicado em 24/03/2020 às 20:20 - Atualizado em 24/03/2020 às 20:23

Créditos: Arte: Assessoria de Comunicação PMDC Baixar Imagem

Na última segunda-feira (23), foi dado início à campanha de vacinação contra a gripe no Brasil, em virtude a pandemia do coronavírus no mundo e que já atingiu mais de 2.000 brasileiros.

Importante destacar que a vacina contra a gripe não previne o coronavírus, mas é importante para facilitar o diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes.

A campanha, que foi antecipada por causa da pandemia, vai até 22 de maio. O Dia D, quando os postos de saúde ficam abertos no sábado, será em 9 de maio.

Na primeira fase, os idosos e profissionais de saúde foram os primeiros a serem imunizados.

Só na segunda, mais de 540 doses foram aplicadas, num total de 750 vacinas enviadas pela Regional de Saúde de São Miguel do Oeste. Na primeira fase, a expectativa é de que 2.100 pessoas possam ser imunizadas. Ao todo são mais de 4.100 usuários da saúde, aptos a serem vacinados.

A situação preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, que está trabalhando para receber mais doses e dar continuidade à vacinação. A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Patrícia Saretta, destaca que foi contatada a gerência da regional, na busca de disponibilizar mais vacinas até quinta-feira (26).

- Já entramos em contato com a Regional, que nos prometeu agilizar as doses para esta quarta, ou no máximo quinta. Não esperávamos que tivéssemos uma adesão forte nestes primeiros dias. Mas, é um problema em nível geral, pois todos os municípios receberam poucas doses para estes primeiros dias. Sobre a imunização com os nossos vovôs e vovós, estamos buscando alternativas para que eles possam ter o mínimo de contato possível com outros pacientes do posto. Para quem vem ao posto, a pé, já é atendido na portaria e encaminhado para a sala de vacinação, evitando aglomeração na espera. E para quem vem de carro, a vacina é administrada dentro do veículo mesmo, para a comodidade deles.

Nota da Secretaria de Saúde de SC

Por nota, a secretaria informou que recebeu uma remessa de 156 mil doses de vacina contra a gripe. Elas estão à disposição das regionais de saúde, desde ontem. Em 16 de março, o estado recebeu um lote com 306 mil doses, que foram distribuídas aos municípios.

A nota também esclareceu que o Ministério da Saúde não envia o total de vacinas de uma vez só e, por isso, foi registrada falta de doses em alguns municípios.

Etapas da campanha

1ª fase - a partir de 23/03: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase - a partir de 16/04: professores, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase - a partir de 09/05: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.