---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Secretaria de Educação finaliza detalhes para iniciar o ano letivo 2020

Publicado em 23/01/2020 às 13:37 - Atualizado em 24/01/2020 às 11:30

As aulas iniciam no próximo dia 21
Créditos: Foto: Assessoria de Comunicação - PMDC Baixar Imagem

Falta pouco, para que os alunos das escolas municipais de Dionísio Cerqueira possam retornar às salas de aula. A Administração municipal e a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, estão encaminhando os últimos detalhes, para preparar servidores, professores e alunos.

 

A secretária da pasta, e vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, afirma que estão sendo feito os reparos nas unidades escolares para a retomadada das atividades do ano letivo 2020.

 

- Na última segunda-feira, os funcionários das creches iniciaram as atividades, e na terça os pais já puderam levar as crianças para as salas de aulas, que já estão equipadas com ar condicionados e logo contarão com novos brinquedos, à disposição das crianças.

 

As escolas municipais iniciaram suas atividades, preparando o ambiente para receber as crianças, na última terça-feira (21 de janeiro) e mo dia 10, com todos os alunos nas demais unidades escolares.

 

- As equipes de direção já estão organizando os espaços e preparando o ambiente para os alunos. Durante a nossa administração, todas as escolas estão reformadas, inclusive, neste momento, estão sendo executados os serviços de limpeza, dedetização e conservação dos espaços. Temos programado para este ano, reposição de brinquedos, compra de livros e já temos à disposição aqui na secretaria, material escolar, a quem precisar.

 

Como característica da administração Thyago/Bianca, os professores da rede municipal de ensino receberam, nos anos anteriores, e não será diferente neste, treinamento e preparação de formação, para que possam melhorar ainda mais, a qualidade de ensino ofertada pelo município aos alunos. Neste ano, os educadores estarão passando pelos cursos de aperfeiçoamento e atualização, entre os dias 03 e 07 de fevereiro, com carga horária total de 40 horas.

- O município tem a preocupação de qualificar o nosso professor, no mais alto nível, para que ele possa se manter sempre atualizado. Todos os anos realizamos a formação deles no início e no meio do ano. E para 2020 não será diferente. Uma semana antes do início das aulas, nós temos a formação dos professores, que irá abranger projetos pedagógicos das escolas, a parte das disciplinas básicas, cursos específicos para os professores de áreas, como artes, espanhol, educação física, e também, um curso específico para todos os professores e monitores, que atuam com as crianças nas creches municipais. Todos os anos, a prefeitura fornece estes cursos com 80 horas de duração por ano.

 

Curso de Robótica aos alunos do Castro Alves

 

Uma das novidades para este ano será a implantação do curso de robótica, aos alunos do quarto e quinto ano, da Escola Municipal Castro Alves. A secretária Bianca, exalta a iniciativa do município em qualificar ainda mais, o ensino ofertado em Dionísio Cerqueira.

 

- É algo inédito, de forma pioneira. Neste ano, o município estará implantando o ensino de robótica aos alunos do quarto e quinto ano, do Castro Alves. Será em contra turno, ao período de aula das crianças. Será um curso voltado para as matérias de exatas, que envolve matemática, informática, raciocínio lógico, e que assim poderá desenvolver melhor o intelecto dos alunos, além de despertar novos talentos cerqueirenses, que poderão até seguir carreira nesta área tecnológica. É um projeto que inicia no Castro, mas acredito que será ampliado para as outras escolas do município.

 

Utilização da Biblioteca Municipal no ensino

 

Inaugurada em meados de 2019, a Biblioteca Municipal Irma Schreiner Maran agregou um valor maior, na aplicabilidade do ensino em Dionísio Cerqueira, em vista de que os alunos puderam contar com novos livros e obras conhecidas, além de aproveitarem o espaço para desempenhar pesquisas escolares. Agora, em 2020, a biblioteca estará à disposição dos educandos durante todo o ano letivo, e esta é uma aposta da secretaria, para que os alunos se interessem ainda mais, pelo hábito da leitura.

 

- Além das aulas de robótica, que é uma novidade para este ano, queremos também formar um hábito aos alunos, para que possam visitar o espaço e descobrir o mundo dos livros, através da leitura. Além disso, também queremos desenvolver ainda mais a área da matemática e informática, já que os números estão presentes no dia-a-dia da criança e assim, manter-se sempre atualizada com a tecnologia.

 

Prazo para remoção de professores

 

Nesta quinta-feira (23), está sendo aberto o prazo para que os professores efetivos do município possam solicitar, junto à secretaria de Educação, à sua remoção, que é a troca do local onde irá lecionar no ano, até o próximo dia 30. Alguns critérios são observados, como tempo de serviço, para que seja concedida a solicitação de remoção para uma outra escola.

________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Telefone: +55 49 3644-6700