---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Diretoria de Turismo e Cultura de Dionísio Cerqueira faz balanço positivo das ações em 2019

Publicado em 21/01/2020 às 10:23 - Atualizado em 21/01/2020 às 10:25

Solange Righi, durante o Seminário Regional de Turismo, da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), a qual é a coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo.
Créditos: Foto: Acervo pessoal Baixar Imagem

Parque Turístico Ambiental da Integração, praça Professor Dalilo Quintino Pereira, Marco das Três Fronteiras, são alguns dos pontos turísticos em que visitantes conheceram e frequentaram durante o ano de 2019, conforme levantamento da diretoria de Turismo e Cultura do município, que apresentou um balanço das atividades desempenhadas.

 

A diretora de Turismo e Cultura, Solange Righi, destaca que o município tem um bom atrativo turístico, para que visitantes da região e de fora do Brasil, possam conhecer e aproveitar.

 

- Nós temos como explorar ainda mais nossos atrativos. Quem vem a Dionísio Cerqueira, encontrará o Parque Turístico Ambiental da Integração, que é um dos nossos principais cartões postais, pois estará próximo de passar para a Argentina, em um lugar próprio para caminhadas e contemplação. Temos também a praça Dalilo Quintino Pereira, que é ponto de encontro de amigos e familiares, pelas suas belas instalações. O Marco das Três Fronteiras, no qual o turista pode estar em três cidades, três estados e dois países ao mesmo tempo. Enfim, Dionísio tem um grande potencial e poderemos ampliar ainda mais, pois temos diversos atrativos em nosso interior, que turistas poderão aproveitar, como conhecer as quedas d’agua na região do Toldo, ou ainda, na área rural com onde os produtores rurais fabricam, de forma artesanal, produtos como queijo, salame e até mesmo vinho.

 

Ainda, no turismo, a diretora destaca o trabalho realizado na coordenação do Centro de Atendimento ao Turista, que estava em funcionamento das 06h até 22h, atendendo mais de 70 mil turistas, nos meses de janeiro a março do ano passado. Ainda, Solange foi eleita a coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo, da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), para o ano de 2019, em que discutiu, entre diversos assuntos, a atualização do Mapa Turístico da região, junto ao Ministério do Turismo.

 

Na área de cultura, a diretora destaca a criação do “Dia da Amizade”, em um evento que reuniu os municípios fronteiriços para a confraternização dos povos, com diversas atrações culturais que ocorreu no dia 30 de novembro, na cidade de Santo Antônio do Sudoeste. Outro evento foi a cavalgada, que marcou os 116 anos da demarcação das fronteiras entre Brasil e Argentina, de Itapiranga à Capanema. Mas não para por aí. A integração com os “Hermanos”, rendeu mais uma edição do festival “Fronteira In Concert”, mais uma vez realizado nos municípios de Dionísio Cerqueira, Barracão, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen, na Argentina.

 

- Com certeza, este festival vem se destacando, a cada ano em que é realizado. Atrações de diversas localidades da Argentina e do Brasil, além dos nossos artistas da Tri-Fronteira, participam desta integração da cultura dos povos. Aliás, como a música é importante para unir as diferenças? É bonito ver um evento, em que há a apresentação de uma música, com interpretação argentina, e logo em seguida, a mesma música com um toque mais “abrasileirado”. É a integração da cultura que faz isso. E nós temos esse compromisso de manter os eventos acontecendo em nosso município, buscando integrar ainda mais a nossa população, na busca de conhecimento e crescimento cultural, enfatiza Solange.

 

E para unir cultura e turismo, a diretoria estará preparando, para os próximos dias, um evento gastronômico para testar e escolher qual seriam os sabores de Dionísio Cerqueira, através da degustação de alguns pratos produzidos com características do município e da região. O objetivo é estimular o desenvolvimento da culinária e da gastronomia cerqueirense, gerando benefícios econômicos, sendo mais um atrativo turístico do município.

 

A diretora Solange reforça e detalha o projeto.

 

- Estamos com o projeto para alavancar nosso prato típico, fazendo com que a receita entre no cardápio dos bares e restaurantes de Dionísio Cerqueira, e para isso, uma comissão fará avaliação, para que o prato esteja nos estabelecimentos. Queremos trazer para Dionísio Cerqueira, um carimbo de referência na área gastronômica, oferecendo nossos pratos, que irão compor a identidade da nossa cidade.

 

 ________________________________________

Assessoria de Comunicação

Sandro Barcelos – Jornalista MTB 11.520/PR

Município de Dionísio Cerqueira/SC

www.dionisiocerqueira.sc.gov.br

comunicacao@dionisiocerqueira.sc.gov.br

Telefone: +55 49 3644-6700